Foto: ADPM

Está em curso em Monapo, Moçambique, uma formação teórico-prática para educadores de infância e animadores, que terá uma duração de 105 horas. A iniciativa conta com a participação de 23 pessoas e incide sobre um conjunto variado de temas.

Entre os assuntos em foco está a legislação sobre a criança e centros infantis, assim como a planificação de trabalho diário com crianças. A formação vai incidir também sobre a psicologia do desenvolvimento infantil, e alimentação e nutrição, bem como a educação especial, entre outras.

Através desta iniciativa pretende-se capacitar educadores e animadores que possam vir a lidar com crianças do ensino pré-escolar em creches, jardins de infância e em centros de tempos livres, mas também “formar outros jovens que, por conta própria e independente de qualquer instituição, possam garantir um emprego na área”. Esta formação decorre no âmbito do projeto “Monapo com futuro”, um programa financiado pelo Instituto Camões, e dinamizado pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM).