Um sistema tecnológico que pretende potenciar o bem-estar e produtividade de trabalhadores com mais de 55 anos de idade, em contexto de escritório, começou a ser testado no início deste mês de outubro, no Centro Social São Pedro, um equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra, que se encontra em funcionamento no Bairro do Ingote.

Este sistema vai tirar partido do computador, câmara, rato e pulseiras inteligentes, integrando todos estes dados numa plataforma. Após análise, o sistema deverá contribuir para “melhorar o bem-estar, a capacidade funcional e cognitiva, e emitir sugestões de apoio que poderão usar para agilizar as tarefas” destes trabalhadores, conforme explicam os serviços de comunicação da Cáritas de Coimbra.

Esta inovação acontece no âmbito do projeto europeu designado “Smartwork”, financiado pelo Horizonte 2020, e que está a criar um sistema de Inteligência Artificial (IA), centrado nestes trabalhadores, com vista a contribuir para a sustentabilidade da sua capacidade de trabalho.

O programa deverá favorecer a “participação ativa e contínua de pessoas mais velhas na vida profissional, apoiar o envelhecimento ativo e saudável dos trabalhadores de escritório mais velhos, monitorizar o bem-estar, o comportamento, o estado emocional e cognitivo dos trabalhadores, lidar melhor com as consequências do envelhecimento e do sedentarismo no trabalho, e gerar benefícios para” estes trabalhadores, seus empregadores e cuidadores.