Casos positivos de integração de migrantes e de refugiados de diversas nacionalidades e contextos socioculturais em Portugal dão agora forma a uma nova campanha de sensibilização, designada “This is my story”. As histórias em causa são contadas na primeira pessoa, e visam contribuir para a “desconstrução de preconceitos”, e para a convivência saudável e feliz de comunidades multiculturais, onde a tolerância e o respeito estejam sempre presentes.

Dois dos casos apresentados são o de Danea, uma cristã de 21 anos, e o de Narean, uma muçulmana de 36. “Ambas nasceram e cresceram na Síria, país que deixaram por diferentes razões”, explicam os autores do projeto. “Em Portugal Danea realizou o seu sonho de ter uma educação superior, enquanto Narean ainda tenta publicar o seu livro sobre a vida de mulheres como ela mesma”, adiantam os dinamizadores da campanha.

Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do “Projeto Counter@ct – Prevenção e combate à radicalização online”, um programa promovido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Entre os parceiros deste projeto estão a Polícia Judiciária, o Serviço de Informações de Segurança, a Associação Renovar a Mouraria, o Serviço Jesuíta aos Refugiados, e, entre outros organismos, a Victim Support Europe. Mais detalhes sobre a campanha encontram-se disponíveis online.