Mamadu Saliu Djaló, responsável de operações e logística do projeto UE-ACTIVA Eixo 3

Com o propósito de “contribuir para a melhoria sustentável das condições económicas e sociais das populações rurais de Bafatá, Quinara e Tombal” foi criado o “Projeto UE-ACTIVA Eixo 3 – Intensificação e Valorização da Agricultura”. O responsável de operações e logística deste programa é Mamadu Saliu Djaló, que faz agora um balanço sobre a campanha agrícola 2020.

“O balanço é positivo, embora sentíssemos dificuldades por causa do excesso da água. Choveu muito. Para a nossa campanha agrícola, os preparativos são feitos atempadamente. No mês de abril costumamos orientar a manutenção das máquinas. As associações fazem a aquisição dos combustíveis e os agricultores preparam o terreno para os tratores poderem lavrar no tempo certo, geralmente a partir da segunda semana de maio. Neste momento aguarda-se a colheita, embora em algumas localidades já se tenha iniciado”, explica o responsável.

Segundo Mamadu Djaló, este foi também um ano de aprendizagens e progressos. “Pudemos perceber de forma clara, que muitos agricultores não utilizavam as máquinas agrícolas porque não as conheciam e não sabiam as suas vantagens, mas com a implementação do projeto mudaram a sua visão porque tiveram exemplos práticos, de pessoas próximas. O que temos aconselhado é trabalharem sempre de forma organizada, por isso, fazem o recenseamento diário de pessoas que vão precisar da máquina”, destaca o responsável.

Para os cultivos de 2020, a frota de tratores do “Projeto UE-ACTIVA Eixo 3” preparou “cerca de 4.100 hetares de campos para uma produção potencial de mais de 4.300 toneladas de arroz para consumo”. “Estes trabalhos foram efetuados a favor de 2.515 beneficiários diretos, cujos agregados familiares contabilizam 28.702 pessoas. Tal como previsto, assiste-se a um apropriar das tecnologias modernas disponibilizadas aos agricultores, ou seja, a mecanização agrícola. Portanto, as perspetivas são de uma mudança de paradigma que vai permitir cada vez mais, aumento de produção e melhoria de vida”, destacam os serviços de comunicação deste projeto europeu.