Foto: Educris

A quinta “Peregrinação nacional das escolas católicas” ao Santuário de Fátima vai realizar-se no próximo dia 22 de outubro, com o renovado objetivo de “congregar as escolas católicas na oração e na comunhão, junto de Maria”, explicam os organizadores do encontro, que vai realizar-se sob o tema “EComMaria 2020”.

Este ano, a jornada irá decorrer com “necessárias adaptações” devido à Covid-19. A Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) acredita que no “contexto da pandemia” a peregrinação surge como “um sublime argumento para as escolas católicas se unirem ainda mais, na comunhão e na partilha, em torno da sua essência – Jesus Cristo – e de Maria, a ‘excelsa Mãe de Deus’, a quem vamos agradecer e pedir especial proteção”.

Tendo em consideração a impossibilidade de reunir no Santuário de Fátima “uma grande assembleia de peregrinos”, os organizadores do encontro prevêem “uma representação de cada escola católica”, num programa mais reduzido que prevê um encontro entre os representantes das escolas católicas e António Moiteiro, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

A Eucaristia que marcará a jornada terá lugar na Capelinha das Aparições, a partir das 12h30, e vai contar com transmissão online. As redes sociais destas instituições de ensino serão também um espaço que celebrará esta peregrinação, que este ano contará com uma participação mais simbólica.

A “Peregrinação nacional das escolas católicas” é dinamizada pela APEC, em parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), e terá lugar em plena Semana Nacional da Educação Cristã. Em território português existem cerca de 144 escolas católicas, do pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade, que são frequentadas por cerca de 73 mil estudantes.