Os ex-ministros da Educação Eduardo Marçal Grilo e David Justino vão participar num encontro sobre “Educação para a Cidadania”, que se realiza no próximo dia 2 de outubro, a partir das 19h00, na sede da Brotéria, em Lisboa, e será transmitido online. A iniciativa é organizada pela Companhia de Jesus (Jesuítas).

O debate, que será moderado por Alexandre Homem Cristo, surge em jeito de conclusão à reflexão proposta no portal Ponto SJ, ao longo das últimas duas semanas. Aos dois ex-governantes pede-se agora que debatam o tema “Como educar para a Cidadania? O papel da escola e das famílias”.

“Suscitado pela polarização da discussão em torno deste assunto e pela mediatização do polémico caso dos dois alunos de uma escola de Famalicão, este espaço de conversa pretendeu não só compreender as razões de quem defende a objeção de consciência à disciplina de Educação para a Cidadania ou a possibilidade de esta se tornar facultativa, mas também compreender o enquadramento histórico desta e as razões de quem entende que a escola não pode renunciar a esta missão de educar”, explicam os organizadores, citados pela agência Ecclesia.