“Palavras para lá da pandemia: cem lados de uma crise”. Este é o título de um livro, disponibilizado em formato digital, que resulta de um trabalho coletivo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, onde uma centena de investigadoras e investigadores de diferentes áreas e perspetivas das ciências sociais e humanas reagem ao embate pessoal, cívico, político e intelectual que a pandemia provocou na sociedade.

“O que aqui se apresenta é, porventura, a soma do que já nos preocupava e do que passou a perturbar-nos. Não foi a pandemia que nos inventou, foi a pandemia que nos mobilizou e, porventura, recriou os nossos processos de trabalho e a nossa posição na ciência, na universidade, na sociedade”, explica José Reis, coordenador e coautor do trabalho.

Segundo o investigador, os textos “identificam um problema e sugerem uma alternativa”. Mas não encerram a discussão. “Pelo contrário, como é natural em textos de pequena dimensão, deixam assuntos em aberto, convidando a que se prossiga o diagnóstico e a busca das alternativas”. O livro pode ser descarregado gratuitamente no site da CES.