Foto: Santuário de Fátima

O diretor do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, vai ajudar os visitantes a compreender melhor o processo de criação e difusão da imagem de Nossa Senhora de Fátima, durante a última visita temática à exposição temporária “Vestida de Branco”, agendada para o próximo dia 7 de outubro, no Convivium de Santo Agostinho, a partir das 21h15. A sessão será aproveitada para a apresentação do catálogo da exposição.

A visita irá incidir no quinto núcleo da mostra, que apresenta um roteiro que vai da iconografia inicial à interpretação do modelo pelos artistas, passando pela encomenda e fixação do modelo e a propagação das esculturas oficiais e imagens devocionais de Nossa Senhora de Fátima.

Segundo o gabinete de comunicação do Santuário de Fátima, durante a sessão, será apresentado o o catálogo da exposição, que disponibiliza informação acerca dos 152 objetos patentes. A publicação, com vários contributos sobre a imagem de Nossa Senhora de Fátima, será o 4º volume da Coleção “Arte e Património” e será apresentada pelo padre Joaquim Ganhão, diretor do Museu Diocesano de Santarém.

Inaugurada a 30 de novembro de 2019, a exposição temporária “Vestida de Branco” já foi visitada por mais de 79 mil pessoas, mas esteve encerrada entre 13 de março e 18 de maio deste ano, devido ao confinamento público provocado pela pandemia de Covid-19, adiantou a mesma fonte.