Foto: EPA / Elizabeth Jiménez

A Conferência Episcopal da Colômbia emitiu um comunicado a repudiar o regresso da violência ao país, referindo-se em concreto aos novos massacres ocorridos nos municípios de Buenos Aires e Mosquera e El Charco, onde nos últimos dias foram assassinados 10 jovens e várias outras pessoas ficaram feridas. “As agressões contra a vida e a dignidade humana são cada vez mais atrozes e trazem consequências graves para toda a nação”, refere o documento.

No comunicado, citado pela agência Fides, os bispos manifestam a sua proximidade para com as famílias das vítimas e reiteram que “a vida humana é sagrada”, sublinhando que “atentar contra ela é um crime gravíssimo” contra as pessoas e as comunidades. Nesse sentido, pedem a todos os que continuam a gerar violência “que ponham fim a esta máquina de morte”.

“Pedimos às autoridades competentes que fortaleçam as medidas de proteção para as comunidades afetadas e avancem com diligência nas respetivas investigações e na judicialização dos responsáveis pelos massacres”, apelam os prelados, exortando ainda à realização de iniciativas de solidariedade e apoio às comunidades, que no meio das ameaças e incertezas, continuam a sofrer as consequências diretas da violência.