Os cristãos da paróquia de São Mateus do Pico, nos Açores, encontram-se a preparar a festa de São Mateus, seu padroeiro, que será celebrada na próxima segunda-feira, 21 de setembro, com uma Missa campal, pelas 17h00. A celebração terá lugar no adro do Santuário de São Mateus, sob normas de segurança que visem evitar o contágio por Covid-19.

Nesta festividade, o povo das comunidades de São Mateus, São Caetano e Santa Margarida, cumprem o voto dos seus antepassados, acordados pelo ano de 1718, que firmava que caso o fogo do vulcão não lhes chegasse, todos os anos, no dia do seu padroeiro, haveriam de dar pão em louvor do Espírito Santo e de São Mateus.

Mesmo numa altura de pandemia, este voto não deixará de ser cumprido, e, por isso, irá proceder-se à distribuição de rosquilhas a todos os que participarem na Eucaristia ou que nessa tarde passarem pela freguesia de São Mateus. Após a Missa campal, a Filarmónica Lira de São Mateus irá saudar o padroeiro e serão abençoadas e distribuídas rosquilhas a todos os presentes, explica a paróquia de São Mateus do Pico, em comunicado.