O “Fórum da sociedade civil para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” trabalha para que estes 17 objetivos sejam colocados em prática, e no ano em que se assinala o quinto aniversário da aprovação da “Agenda 2030” e o início da denominada “Década de ação”, este organismo considera que é altura para fazer um balanço do trabalho realizado neste âmbito, e perspetivar ações a realizar para garantir o seu cumprimento até 2030.

Neste contexto, os membros deste fórum vão dinamizar uma conferência online com o tema “UN75 Pós 2020: Balanço e perspetivas na implementação da agenda 2030”. O encontro vai decorrer no próximo dia 22 de setembro, entre as 14h30 e as 16h30, e será uma ocasião para escutar Susana Refega, da Plataforma Portuguesa das ONGD, e, ainda por confirmar, uma intervenção gravada de António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

A videoconferência será também uma oportunidade para a apresentação do estudo “Portugal e a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”, assim como para a intervenção de Luís Chaves, da “Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local”. Estão ainda previstos momentos de debate e partilha de ideias. As pessoas interessadas em participar devem proceder à sua inscrição até ao próximo dia 20 de setembro.