lar

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, anunciou esta sexta-feira, 4 de setembro, que ainda este mês, deverão entrar em ação as Brigadas de Intervenção Rápida para dar apoio imediato aos lares atingidos por surtos de Covid-19. O objetivo destas equipas é garantir que há uma resposta rápida quando as instituições ficam sem pessoal devido a surtos graves.

“Serão 18 brigadas nos 18 distritos do país com cerca de 400 pessoas. As brigadas vão ter médicos, enfermeiros, psicólogos e auxiliares de técnicos de lares”, explicou à agência Lusa a governante, especificando que as equipas terão diferentes dimensões em função dos distritos e do número de instituições que exista em cada região.

Segundo o presidente do Instituto da Segurança Social (ISS), Rui Fiolhais, o projeto pretende “garantir que não chegamos tarde onde temos de chegar cedo”, antecipar o reforço da capacidade de intervenção antes da chegada do outono e responder de forma mais eficaz a novos surtos, como os registados em Reguengos de Monsaraz ou no Barreiro.

A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 869 mil mortos e infetou mais de 26,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 1.833 pessoas das 59.457 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.