O sexto aniversário do Museu Diocesano de Santarém (MDS) é celebrado neste mês de setembro com “três momentos especiais”. Um deles acontece já esta sexta-feira, 4 de setembro, a partir das 21h00, nos espaços do museu, e consiste numa “observação astronómica noturna, acompanhada de vídeo-projeção de software de astronomia e visita guiada ao céu, onde se identificam os objetos mais notáveis à vista desarmada, destacando-se as estrelas, planetas e constelações visíveis na observação”.

No decorrer da noite serão “observados diferentes tipos de objetos celestes”, como “planetas, aglomerados estelares, estrelas duplas, nebulosas, galáxias e ainda identificados satélites artificiais”, explicam os serviços de comunicação do Museu Diocesano de Santarém. As comemorações retomam no dia 12, a partir das 15h00, com uma oficina criativa no MDS que “pretende promover a criatividade, o sentido artístico e a produção manual, em torno de imaginários diversificados”, explicam os responsáveis pela iniciativa.

Os festejos encerram a 20 de setembro, com o habitual concerto de aniversário do museu. O momento musical terá lugar na Catedral de Santarém, pelas 16h00. Cada uma destas iniciativas vai decorrer sob medidas de segurança, de forma a reduzir o risco de contágio por Covid-19. Mais detalhes sobre cada um destes momentos celebrativos encontram-se disponíveis online.