A vontade de colocar à disposição dos ouvintes algo mais do que o apoio material já proporcionado pela Igreja levou os responsáveis pela Rádio Maria Yatsani, uma emissora católica que transmite a partir de Lusaka, na Zâmbia, a criar um novo programa de assistência espiritual e psicológica para ajudar as pessoas a ultrapassar o impacto da pandemia de Covid-19.

“Queremos fomentar o intercâmbio de experiências, escutar-nos uns aos outros, oferecer consolo e dar uma palavra de esperança aos doentes e às pessoas que tenham contraído o coronavírus. É um programa dirigido a todos e não apenas aos católicos”, explicou à agência Fides o coordenador Bíblico e Litúrgico Nacional da Conferência Episcopal da Zâmbia.

De acordo com o padre Jonas Phiri, o novo espaço radiofónico visa ajudar as pessoas infetadas ou que foram afetadas pelos efeitos indiretos da pandemia e a recetividade dos ouvintes tem sido tão entusiasta que existe já um projeto para alargar o alcance do programa a outras partes do país. A 31 de agosto, a Zâmbia tinha registado cerca de 12 mil casos positivos de Covid-19 e 284 vítimas mortais. Estavam hospitalizadas mais de 11 mil pessoas com a doença.