Com o propósito de “reforçar a capacidade de produção de mel” entre a população de Djabula, em Moçambique, foi realizada uma formação em apicultura no Centro de Desenvolvimento Comunitário de Djabula (CDCD). A iniciativa deverá contribuir para aumentar os rendimentos e a segurança alimentar daquela comunidade.

A formação decorreu ao longo de dois dias, do passado mês de agosto, e através dela os participantes “ficaram a conhecer todo o material de apicultura, os fatores de sucesso nesta atividade, e a necessidade de elaboração de um calendário apícola”, conforme explica a Vida, uma organização não-governamental portuguesa, que se encontra responsável pelo Centro de Desenvolvimento Comunitário de Djabula.

No decorrer da formação foi também realizada uma “demonstração da montagem das colmeias no CDCD e no apiário de um dos participantes, e foi ainda realojado um enxame numa colmeia melhorada”. A formação aconteceu no âmbito do projeto “Light up Djabula’s life”, apoiado pela EDP, e foi ministrada por um serviço de agricultura moçambicano, que se dedica à produção de mel desde 1994.