A Fundação Oceano Azul, sediada em Lisboa, desafia organizações portuguesas que trabalham pelo fim do lixo marinho, a celebrarem em conjunto o Dia Internacional de Limpeza Costeira. A efeméride deverá ser assinalada entre os próximos dias 19 e 27 de setembro, através de ações terrestres e subaquáticas de recolha de lixo marinho, realizadas de norte a sul de Portugal e nas regiões autónomas.

Através desta iniciativa pretende-se “mobilizar de novo a sociedade civil e o público em geral para o problema do lixo marinho e para a necessidade de maior proteção do oceano”, referem os serviços de comunicação da Fundação Oceano Azul. Ainda com o objetivo de celebrar o Dia Internacional de Limpeza Costeira, os centros de mergulho portugueses foram convidados a dinamizar ações de recolhas subaquáticas de lixo marinho, algo que acontece pela primeira vez, em parceria com o projeto “Quando +1 é = -1”.

Centros de mergulho, autarquias e entidades que pretendam levar a cabo uma ação de limpeza no âmbito desta data, podem registar a sua iniciativa no website da Fundação Oceano Azul. As pessoas que pretendam participar nestas ações podem consultar o mapa de atividades disponível no portal online da fundação, de forma a tomarem conhecimento das iniciativas em que poderão marcar presença.