Manuel Pelino, bispo emérito de Santarém, vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária de setembro a Fátima. Numa altura em que o mundo enfrenta uma pandemia, esta será a quarta peregrinação internacional que contará com peregrinos, e a segunda “com a presença de grupos estrangeiros”, conforme destacam os serviços de comunicação do santuário.

O programa da peregrinação tem início às 21h30 do dia 12 de setembro, com a recitação do terço, na Capelinha das Aparições. Segue-se a procissão das velas, e uma celebração da palavra no altar do recinto de oração. No dia seguinte, 13, às 09h00, será novamente recitado o terço, e após a Eucaristia, a jornada chegará ao fim com a tradicional procissão do adeus.

Esta peregrinação, que assinala a quinta vez que os três pastorinhos viram Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em 2019 contou com a participação de “570 grupos, 407 dos quais estrangeiros, num total de mais de 172 mil peregrinos entre portugueses e estrangeiros que se inscreveram nos serviços do Santuário”.

A peregrinação aniversária de setembro integrará a sexta Peregrinação da Comunidade Surda, a qual é dinamizada pelo templo mariano da Cova da Iria, em conjunto com o Grupo de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa do Santuário de Fátima.