A ‘26ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela’ vai acontecer entre os próximos dias 10 e 17 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia. Nesta edição, o cinema ambiental em língua portuguesa vai estar em destaque, entre longas, médias e curtas-metragens, representando cerca de metade de todas as obras em competição.

Além das exibições de filmes, estão ainda previstas cinco ‘Ecotalks’, que consistem em conversas com uma duração estimada de 50 minutos, sobre temas relacionados com o cinema e o ambiente, e que vão contar com a participação de especialistas nos temas em foco. O programa do festival prevê ainda a realização de um concerto de abertura, duas exposições de fotografia e de cinema, entre outras.

Nesta edição, o certame conta com uma seleção oficial de 78 filmes, de mais de 25 países, com abordagens diversificadas sobre assuntos dedicados ao ambiente e à sustentabilidade. Este ano, o evento vai decorrer sob normas de segurança, higiene, de distanciamento físico, e com uma diminuição da lotação das salas para metade da sua capacidade total, de forma a reduzir o risco de contágio por Covid-19.

O ‘CineEco’ é um dos mais antigos festivais de cinema ambiental do mundo, o único do género em Portugal. Este certame é membro fundador e faz parte da direção da ‘Green Film Network’, uma plataforma de 40 festivais de cinema ambiental. O evento é organizado pelo Município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas.