Cerca de 25 pessoas, com idades compreendidas entre os dois e os 74 anos, estiveram envolvidas em seis ações de limpeza, a convite da ‘Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando’, no concelho de Proença-a-Nova. No decorrer destas ações, os participantes “arrancaram ervas, apanharam lixo, limparam valetas e varreram ruas”, conforme destacam os serviços de comunicação do município de Proença-a-Nova.

Com o objetivo de florirem a aldeia, os voluntários procederam ainda à reutilização de “objetos que contam histórias”, para “servirem de vasos”. Assim, “bidons utilizados noutros tempos nas campanhas da resina, panelas antigas, penicos e carros de mão de ferro, baldes de transporte da resina ou janelas antigas” ganharam uma nova utilização.

Ana Louro, presidente da ‘Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando’ destaca o impacto da iniciativa. “A reação das pessoas foi muito positiva pois aderiram logo, uns a serem responsáveis pela rega de determinadas zonas, outros a quererem colaborar na plantação das flores. Inclusivamente começaram a haver mais visitas por parte das pessoas das aldeias ao redor para verem as nossas ruas coloridas”, disse a responsável.

Os desafios da ‘Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando’ não ficam por aqui. O organismo convida agora os voluntários a rumarem ao Rio Ocreza, para recolha de lixo nas margens. É ainda um objetivo da associação proceder à “pintura de muros que estejam mais degradados e de desenhos no chão, em certos locais da aldeia”. A ideia é contribuir para a valorização e preservação do património, envolvendo sempre as populações locais.

No âmbito destas ações, o Município de Proença-a-Nova afirma que tem “disponibilidade para fornecer flores e outras plantas do viveiro municipal, mediante as existências e solicitação prévia”, de forma a contribuir para um concelho “mais florido e verde”. As associações que pretendam levar a acabo ações que contribuam para a valorização das suas aldeias podem manifestar essa intenção através do envio de um email para o endereço eletrónico gimprensa@cm-proencanova.pt.

Tagged:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *