Virgílio Antunes, bispo na diocese de Coimbra, vai presidir à Eucaristia da ‘Festa de Santo Agostinho’, padroeiro principal da diocese, esta sexta-feira, 28 de agosto, na Igreja de Santa Cruz, a partir das 18h00. A celebração vai contar com a presença de uma relíquia de Santo Agostinho, “exposta propositadamente para veneração dos fiéis”, conforme explicam os organizadores da iniciativa, em comunicado.

O dia ficará também marcado por uma ‘Cantata a Santo Agostinho’, da autoria de António Cartageno, sacerdote da diocese de Beja. A cantata terá início pelas 21h15, no mesmo local onde antes a Eucaristia terá lugar. Segundo os organizadores da iniciativa, esta trata-se de uma “peça com textos autobiográficos de Santo Agostinho, composta para solista, coro e orquestra”.

A Eucaristia e a cantata dedicadas a Santo Agostinho serão transmitidas em direto, através das redes sociais da diocese de Coimbra e da página online ‘Jubileu 2020 – Jubileu de Santo António e dos Mártires de Marrocos’. Considera-se que Santo Agostinho, nascido no norte de África no ano 354, “desenvolveu uma extraordinária missão” como bispo de Hipona, na Argélia. Considerado ‘doutor da Igreja’, Santo Agostinho morreu no ano 430.