As ofertas do Papa Francisco e dos seus colaboradores aos países e aos povos mais vulneráveis ​​do mundo continuam a crescer, no contexto da atual pandemia. Gianfranco Gallone, Núncio Apostólico no Malawi e na Zâmbia, ofereceu ventiladores pulmonares ao Hospital Missionário Likuni, localizado em Lilongwe, capital do Malawi. O espaço hospitalar beneficiado dispõe de 231 camas, é administrado pelas Irmãs Missionárias de São Francisco de Assis e atende anualmente 45.000 pacientes, na sua maioria agricultores e pequenos comerciantes de baixos rendimentos.

Os ventiladores foram entregues ao Hospital Missionário Likuni por Tarcisius Ziyaye, arcebispo de Lilongwe e presidente do Secretariado Católico do Malawi, de acordo com a Associação das Conferências Episcopais da África Oriental (Amecea). “O Santo Padre está realmente preocupado com esta pandemia mortal que abalou o mundo inteiro. Como gesto de gratidão, continuaremos a rezar por ele”, disse o prelado, pedindo também para rezar pelos doentes e vítimas mortais da Covid-19.

Ao agradecer ao Papa Francisco pela oferta, Agnes Lungu, religiosa e diretora do Hospital Missionário Likuni, disse que os ventiladores “chegam na hora certa a uma área – os arredores de Lilongwe – que está totalmente desprovida deles”. Ao mesmo tempo, a Igreja local, com as contribuições provenientes do exterior, tem procurado prestar cuidados de saúde através da sua rede de hospitais missionários, cujo trabalho “é vital num país onde o sistema público de saúde é absolutamente insuficiente”, referem os serviços de comunicação do Vaticano.