O segundo retiro de silêncio que a ‘Escola do Santuário de Fátima’ propõe para este verão é designado ‘Salvos pela Luz’ e arranca na próxima sexta-feira, 28 de agosto, prolongando-se até domingo, dia 30. A iniciativa vai decorrer “ao ritmo dos Mistérios Gloriosos do Rosário”, conforme indicam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima, e terá lugar na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo.

Ao longo destes dias, os participantes serão “convidados a experimentar o silêncio de Deus”, e a enveredar por reflexões dedicadas à “contemplação da luz”. A iniciativa prevê também a participação na procissão das velas, na noite de sábado, e uma “reflexão sobre a vivência e a comunhão cristãs, centradas em Jesus Cristo”, no domingo. A orientar o encontro vai estar José Nuno Silva, capelão no Santuário de Fátima.

No atual contexto de pandemia, os responsáveis pela iniciativa explicam que “foi possível aceitar apenas 24 inscrições, que apesar de gratuitas, foram obrigatórias”. O retiro irá decorrer sob cumprimento de “todas as regras de segurança, como uso de máscara e contínua higienização de mãos, e distanciamento físico entre os participantes”, assegura o templo mariano da Cova da Iria.