A exposição ‘Vestida de branco’, no Santuário de Fátima, vai ser alvo de mais uma visita temática, no próximo dia 2 de setembro, a partir das 21h15. A orientar este momento vai estar Ana Rita Santos, coordenadora do Serviço de Conservação e Restauro do Património do Santuário de Fátima.

A sessão vai decorrer sob o tema ‘Desafios à conservação da imagem de Nossa Senhora de Fátima’, debruçando-se sobre o núcleo VII da exposição, designado ‘Nossa Senhora de Fátima no imaginário de um povo’. Neste núcleo “são revelados os mitos, desafios e a herança da imagem” da imagem de Nossa Senhora, destacam os serviços de comunicação do templo da Cova da Iria, deixando outros pormenores sobre a parte da exposição que vai estar em análise.

“Neste espaço expositivo são mostrados os cuidados de conservação da escultura e demonstrado que o vigor da escultura criada em 1920 reside, sobretudo, na eficácia de fazer acontecer imagens que interessam ao mundo, entre as quais a imagem nupcial, da realeza, da proteção materna e da paz”, acrescenta o Santuário de Fátima, adiantando que esta será a “penúltima visita temática a esta exposição temporária”.

A sessão conta com entrada livre, sendo que os participantes “deverão respeitar todas as indicações de segurança do santuário”, que incluem o “uso da máscara e o distanciamento físico”. Após a intervenção de Ana Rita Santos serão permitidas visitas à mostra. A exposição pode ser visitada diariamente, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade até ao próximo dia 15 de outubro. A mostra é dedicada aos 100 anos da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições.