Os profissionais do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) encontram-se a prestar apoio técnico ao governo das Ilhas Maurício, através de uma investigação ao caso de um petroleiro japonês que encalhou e se partiu ao meio no local, levando a que mais de mil toneladas de petróleo tenham já sido lançadas no mar.

Além do Unodc, outras agências das Nações Unidas encontram-se a prestar auxílio na resposta do governo ao incidente. Os especialistas da organização encontram-se a conceder apoio técnico na avaliação do impacto e proteção do meio ambiente, e estão ainda focados “na resposta de saúde pública e nos riscos para os moradores” em consequência do problema.

Em comunicado, a Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) refere que estes derramamentos e as suas consequentes operações de limpeza “podem afetar seriamente o meio ambiente”. Além disso, “também têm altos custos e implicações económicas abrangentes”, recorda o organismo, a propósito do atual problema.