A ‘Fábrica de água de São Martinho do Porto’ vai ser palco de uma visita dinâmica na próxima quinta-feira, 20 de agosto, a partir das 10h30. A iniciativa assume especial importância uma vez que este espaço “tem um forte contributo na melhoria da qualidade da água da baía de São Martinho, e consequentemente, na atribuição do galardão ‘Bandeira azul’ dessa praia”, explicam os promotores desta visita especial.

A iniciativa será uma ocasião para apresentar aos visitantes a “principal estação de tratamento de águas residuais”, a qual “contribuiu fortemente para a melhoria da qualidade da água das praias de São Martinho e de Salir do Porto”, asseguram os envolvidos no projeto, adiantando que o “sistema de saneamento associado recolhe e trata as águas residuais urbanas de parte dos municípios de Alcobaça e de Caldas da Rainha, devolvendo-as ao meio natural, neste caso o mar, em condições ambientalmente seguras”.

Segundo os dinamizadores da visita, o sistema de saneamento de São Martinho do Porto encontra-se dimensionado “para tratar o efluente de 35.000 habitantes”. Para além da ‘Fábrica de água’, este sistema “inclui um sistema intercetor com cerca de 20 quilómetros, uma estação elevatória e um pequeno emissário submarino”.

Esta iniciativa acontece no âmbito da 24ª edição do projeto ‘Ciência viva no verão’, o qual é promovido pelos Centros Ciência Viva, associações científicas, autarquias e empresas. Este ano, as visitas decorrem com medidas de segurança, de forma a reduzir o risco de contágio pela Covid-19. As pessoas interessadas em participar devem proceder à sua inscrição online.