Com o propósito de “proporcionar um regresso às aulas mais feliz” para os alunos carenciados, está atualmente em curso uma campanha de solidariedade. Todos quantos desejarem contribuir para esta causa podem adquirir vales de material escolar em determinados espaços comerciais.

As ofertas vão permitir “rechear uma mochila para distribuir pelas crianças de nove Centros Porta Amiga e três núcleos da Assistência Médica Internacional (AMI) em todo o país (continente e ilhas)”, explicam os serviços de comunicação da organização humanitária portuguesa.

Através desta iniciativa, que parte agora para a sua 12ª edição, será possível voltar a “apoiar mais de 3.500 crianças entre os três e os 18 anos”. À semelhança das edições anteriores, “o valor angariado será duplicado” pelos espaços comerciais onde a iniciativa decorre, e “usado para comprar material escolar para as crianças”.

Os kits completos serão constituídos por uma mochila, recheada com cadernos, estojo “e todo o material necessário para os alunos”. Os kits “serão montados numa ação de voluntariado que terá lugar em setembro, num espaço do Regimento de Transportes do Exército Português, em Lisboa, solicitado ao Estado-Maior do Exército”.

Desde a primeira edição campanha, em 2009, “já foram angariados 1.306,376 euros e distribuídas mais de 30.000 mochilas”, destaca a Assistência Médica Internacional. A campanha decorre até 30 de agosto, nas lojas Auchan.