Os Jesuítas em Portugal têm em curso a campanha ‘Ajudar o Líbano’. O objetivo é reunir fundos para “apoiar as populações atingidas pelas explosões em Beirute”, conforme explica a congregação, numa nota de divulgação da iniciativa. A campanha é uma forma de “responder aos apelos de ajuda que chegam de quem está no terreno, entre eles muitos jesuítas, e vai ao encontro do desejo do Papa Francisco, de que os cristãos apoiem o país neste momento de profunda necessidade”, explicam os promotores da ação.

Os donativos dos cidadãos serão recolhidos online e depois “entregues à Fundação Gonçalo da Silveira (FGS), que os fará chegar à ‘Rede Xavier’, a plataforma internacional de ONG’s dos jesuítas que será responsável por aplicá-los no terreno, em articulação com as entidades locais”, explicam os jesuítas presentes em Portugal. A campanha “terá um tempo limitado e a verba angariada irá juntar-se aos donativos que estão a ser recolhidos pelos jesuítas noutros países”. Através da ‘Rede Xavier’ serão também “reportadas as ações concretas onde este dinheiro será aplicado nos próximos tempos”, assegura a congregação religiosa.

Em declarações aos serviços de comunicação dos jesuítas em Portugal, Rui Fernandes, jesuíta português, contou que o grau de destruição “é muito grande e que esta situação veio agravar ainda mais a situação política e social já tensa que se vivia no país”. Apesar do cenário dramático, o sacerdote afirma também sentir uma “grande disponibilidade e generosidade entre as pessoas para ajudar”, algo que o próprio tem feito.