A praia da Manta Rota, no distrito de Faro, conta agora com uma escultura que representa um peixe, e que é destinada à deposição de embalagens e garrafas de plástico, as quais, no final do verão, serão encaminhadas para a reciclagem.

A estrutura foi elaborada com recurso a ferro e arame, tem capacidade para cerca de 12 metros cúbicos de plástico, e encontra-se instalada no Largo da Manta Rota, junto ao passadiço de acesso à praia. A peça é uma oferta do escultor Carlos de Oliveira Correia ao município de Vila Real de Santo António (VRSA).

“Além de promover a recolha e a valorização das embalagens utilizadas, o impacto visual da escultura, à medida que for sendo enchida, pretende alertar para a problemática do lixo e do plástico de utilização única e para as suas consequências em termos ambientais”, indicam os serviços de comunicação da Câmara Municipal de VRSA.

Para Conceição Cabrita, presidente da autarquia local, a obra representa “um contributo para a redução do plástico nos oceanos e para a diminuição dos níveis de contaminação, tendo, sobretudo, uma dimensão ambiental e pedagógica”. A peça encontra-se exposta ao público desde o final da última semana.