Campanha 'Mercado a reciclar'
Foto: ERSUC

Com o propósito de promover a separação de materiais recicláveis nos mercados, está em curso a campanha ‘Mercados a reciclar’, promovida pela ‘ERSUC – Resíduos sólidos do centro’. Miguel Ferreira, administrador da entidade promotora da campanha, explica a importância da iniciativa.

“Os municípios solicitam a nossa colaboração nos mercados, locais de grande produção de resíduos, que muitas vezes causam problemas ao serem levados pelo vento. Esta campanha surge na dinâmica de proximidade da ERSUC aos seus municípios, na resolução de problemas comuns”, indica o responsável.

No âmbito desta ação, uma equipa da ERSUC vai estar nos mercados com o objetivo de sensibilizar os feirantes para a adequada separação dos materiais recicláveis, disponibilizando ainda os meios que permitem essa separação. A iniciativa deverá também contribuir para evitar a dispersão dos resíduos pelos espaços adjacentes ao local onde decorrem os mercados, contribuindo assim para que estas atividades possam decorrer de forma responsável e sustentável.

A campanha iniciou em parceria com o Município de Estarreja, no Mercado Municipal de Estarreja, e brevemente será alargada a a outros municípios. No âmbito desta ação, a ERSUC pretende atribuir o galardão de ‘Mercados a reciclar’ aos mercados aderentes, que se distingam pelo compromisso de redução do impacto ambiental resultante do mercado.