Ajuda Líbano
Foto: PMA / Ziad Rizkallah

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) está a enviar para o Líbano 17,5 mil toneladas de farinha de trigo e um suplemento de trigo para três meses que deverá ajudar a reabastecer as reservas do país, conforme indicam os serviços de comunicação das Nações Unidas.

Este apoio faz parte de uma rápida operação de logística, que também vai contemplar a instalação de armazéns e de unidades móveis para o armazenamento de alimentação. “O PMA está a correr para fornecer ajuda aos mais vulneráveis e evitar a escassez de alimentos em todo o país”, disse David Beasley, diretor-executivo do PMA, que já esteve de visita ao país devastado pela explosão.

O responsável pela agência das Nações Unidas visitou os portos de Beirute e Trípoli, onde acompanhou parte da distribuição de alimentos, assim como o fornecimento de bens alimentares a cozinhas comunitárias administradas pela Cáritas, organização parceira do PMA.

Beasley visitou um hospital e teve reuniões com o presidente libanês e altos funcionários do governo. Em comunicado, o diretor-executivo do PMA escreveu que “é difícil compreender a escala da destruição causada pela explosão”. O responsável disse estar “com o coração partido”, e lembrou que “por causa da explosão do porto, milhares de pessoas ficaram sem abrigo e com fome”.