Cancro Cabo Verde
Foto: Fundação Gulbenkian

A Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) vai reforçar o diagnóstico do cancro da mama em Cabo Verde, através de material já enviado para o Hospital Agostinho Neto, na Praia, constituído por equipamento e consumíveis. O material enviado “vai permitir a realização de até 300 biópsias mamárias (e outras) por agulha grossa (Core Biopsy), contribuindo para reforçar a capacidade de diagnóstico oncológico, neste caso do cancro da mama, no país”, explicam os serviços de comunicação da Gulbenkian.

De acordo com o Hospital Agostinho Neto, o material vai “permitir melhorar a qualidade e segurança dos procedimentos, pois é realizado em regime de ambulatório com anestesia local, ao contrário da biópsia excisional, método mais invasivo”. Este apoio insere-se num projeto de melhoria do diagnóstico e tratamento das doenças oncológicas nos hospitais Agostinho Neto, na Praia, e Baptista de Sousa, no Mindelo, integrando-se no ‘Plano estratégico nacional de controlo do cancro 2018-2022’ de Cabo Verde, criado pela FCG.

Além do reforço do equipamento clínico especializado, o plano prevê a realização de estágios de formação de profissionais de saúde de Cabo Verde em Portugal e de profissionais formados localmente em Cabo Verde, por profissionais de saúde portugueses. No entanto, devido à atual pandemia, a mobilidade entre profissionais tem estado suspensa, e as atividades têm sido levadas a cabo à distância.