Benção veículos

Seis ambulâncias de socorro e uma ambulância de transporte de doentes, pertencentes à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima, vão ser benzidas na próxima quinta-feira, 13 de agosto. As ambulâncias de socorro são o resultado da “campanha de reforço e renovação da frota realizada junto da comunidade local e nas comunidades portuguesas no estrangeiro”.

Já a ambulância de transporte de doentes “será apadrinhada” pelo monsenhor Luciano Guerra, reitor emérito do Santuário de Fátima, conforme indica Amorim Gonçalves, presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima, em comunicado.

A cerimónia de bênção dos veículos terá início pelas 16h00, na Capelinha das Aparições, com um momento de oração, ao qual vai presidir António Marto, cardeal e bispo na diocese de Leiria-Fátima. Cerca de 15 minutos depois, e já no exterior do recinto do santuário, terá lugar a bênção das ambulâncias, com a presença de entidades convidadas, como Rui Manuel de Sousa Valério, bispo das Forças Armadas e de Segurança.

Seguem-se palavras de agradecimento pelo presidente da direção, a apresentação do hino dos bombeiros, e uma “visita facultativa ao local da futura infraestrutura de proteção e socorro”. A iniciativa é aberta à participação do público em gerar, mas deve decorrer de acordo com as normas de segurança, de forma a reduzir o risco de contágio pela Covid-19. “A sua presença, que reforça a importância do papel dos bombeiros na proteção e segurança na cidade da paz, muito nos honra”, refere o presidente da associação de bombeiros voluntários de Fátima.