internet computador

Relatório da agência das Nações Unidas de Contraterrorismo alerta para o aumento das atividades terroristas e do crime organizado neste período de pandemia. Só no primeiro trimestre do ano, os casos com sites fraudulentos para roubar informações confidenciais aumentaram 350 por cento. Os criminosos atacaram até os sistemas de saúde, dificultando a resposta à Covid-19.

Segundo o documento apresentado ao Conselho de Segurança da ONU, os terroristas estão a explorar as consequências da crise e as dificuldades económicas para espalhar o medo, ódio, divisão, radicalizar e recrutar novos seguidores.

Em muitas partes do mundo, concluíram os autores do relatório, os terroristas estão a explorar as queixas locais e a má governança para reagrupar e afirmar seu controle, o que pode ajudar a disseminar o extremismo violento, aumentar as desigualdades, enfraquecer a coesão social e alimentar conflitos locais.

O secretário-geral assistente da agência, Vladimir Voronkov, defende, por isso, que os países-membros devem continuar com sua luta contra o terrorismo, combatendo qualquer oportunidade que os criminosos utilizem para aumentar suas atividades. Ou seja, devem reforçar o combate à lavagem de dinheiro, a segurança nas fronteiras, o combate ao tráfico de drogas, aumentar a coordenação internacional e melhorar a gestão penitenciária, para evitar a radicalização.