Férias com Deus
Foto: Derek Liang

‘Férias com Deus’ é o nome de uma proposta semanal de oração, com uma duração estimada de dez minutos, que é especialmente dedicada a um período que é de férias e de descanso para muitas pessoas. Em pleno mês de agosto esta iniciativa arranca para a sua terceira edição, chegando ao público em todas as quintas-feiras, entre os dias 6 de agosto e 17 de setembro, correspondendo a um total de sete meditações.

A iniciativa é promovida pelos Jesuítas em Portugal, que afirmam que nesta edição os jovens “serão os protagonistas”, uma vez que “serão eles a fazer as propostas para este tempo com Deus”. Os jesuítas convidaram “rapazes e raparigas de diferentes sensibilidades dentro da Igreja” para realizarem estes momentos de oração. Entre os autores destes momentos está o movimento das Equipas de Jovens de Nossa Senhora, o Centro Académico de Braga, a associação Casa Velha, um jesuíta em formação, um casal de namorados e um casal recém-casado com um filho.

De acordo com os jesuítas, a aposta na juventude “enquadra-se numa preocupação de envolver mais os jovens na pastoral da Igreja, fazendo deles, não apenas espetadores, mas protagonistas e intervenientes na vida eclesial, contribuindo com a sua criatividade e generosidade”. As meditações têm no seu horizonte a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal, prevista para 2023, e partem de uma leitura, som, imagem ou outra abordagem criativa, sempre com o propósito de despertar o encontro com Deus.

Segundo os jesuítas, a proposta ‘Férias com Deus’ é também uma forma de mostrar que as férias não devem ser marcadas pela “ausência do contacto com Deus”. A iniciativa visa antes ajudar os cristãos a “pararem, a refletirem, e a fazerem destes dias um tempo de aproximação a Deus e aos outros”. As meditações ficarão disponíveis no website ‘Ponto SJ’, o portal dos jesuítas em Portugal.