Terço SCMFO
Foto: SCMFO

Encontra-se agora disponível um terço dedicado aos doentes portadores de Alzheimer, elaborado através de um esboço de Preciosa Santos, psicóloga que trabalha na Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém, e que sentia que rezar com os doentes era algo que os confortava. Perante tal sensação, e tendo em conta a necessidade de apoio financeiro para a construção das instalações da Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém, a psicóloga entrou em contacto com uma empresa para o fabrico e financiamento do terço.

A peça apresenta as suas contas em madeira, em forma de coração, e resulta de uma produção manual. O terço é vendido num saco em tecido branco, com a mensagem – “Se rezares comigo, rezo contigo”. Cada saco conta com uma mensagem que lembra a importância do apoio da família à pessoa com Alzheimer. Para a Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém reverterão 50 cêntimos por cada exemplar vendido. A iniciativa que decorre sob o tema ‘O amor não se esquece’.

A construção das instalações-sede da Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém, em Moimento, freguesia de Fátima, “é o grande sonho que queríamos concretizar nos próximos dois anos”, conforme destaca a provedora, Fernanda Rosa. O terço encontra-se à venda nos espaços comerciais que aderiram ao projeto.

Fernanda Rosa, voluntária ao serviço da Santa Casa, destaca a importância da iniciativa. “Acolhemos esta iniciativa da Preciosa Santos e da ‘Rosarium’ com muito carinho e gratidão. A instituição tem procurado corresponder às necessidades da nossa comunidade, acolhendo uma população que sofre a grande dependência e prestando auxílio aos familiares dos doentes. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém não beneficia dos jogos da Santa Casa de Lisboa. Por isso, todo o apoio benemérito das pessoas de boa-vontade é fundamental para continuarmos esta missão de bem-fazer num verdadeiro espírito cristão de solidariedade. Com esta iniciativa todos podemos colaborar na construção das novas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém, adquirindo este terço de homenagem aos nossos queridos séniores, em particular os que sofrem de demência.”