Cáritas Pemba

A Igreja Católica de Moçambique lançou uma campanha de solidariedade a nível nacional para ajudar os milhares de deslocados de Cabo Delgado que continuam a procurar refúgio na diocese de Pemba. O objetivo é assegurar uma resposta de emergência que permita fazer frente à grave situação em que se encontram muitos dos deslocados.

Segundo o bispo de Pemba, Luís Fernando Lisboa, as vítimas não param de chegar à diocese e apesar das ajudas da população local, do governo e das organizações humanitárias, as carências são muitas, sobretudo ao nível da alimentação.

Com esta campanha, denominada “Juntos por Cabo Delgado”, pretende-se também coordenar as ajudas, um trabalho que estará a cargo da Cáritas diocesana. “As pessoas podem ajudar com comida, roupa, cobertores, esteiras e lonas, mas quem puder colaborar com dinheiro, também e bem-vindo porque a equipa pode comprar o que for necessário no momento”, apelou o bispo.

Os ataques terroristas na província de Cabo Delgado começaram em 2017 e já provocaram cerca de 1.000 mortos mais de 250 mil deslocados.