Santuário da Senhora da Peneda
Santuário da Senhora da Peneda

A partir do próximo dia 5 de agosto, data em que será aberta a porta jubilar do Santuário de Nossa Senhora da Peneda pelo bispo de Viana do Castelo, os fiéis vão ter a oportunidade de visitar uma exposição cronológica do templo, no âmbito das comemorações dos 800 anos de culto naquele santuário de Arcos de Valdevez.

Segundo a Confraria da Senhora da Peneda, citada pela agência Ecclesia, durante o mês de agosto será celebrada a Eucaristia às 12h00, após “um tempo dedicado à reconciliação”. Face às contingências impostas pela pandemia, as celebrações festivas são reduzidas ao culto no interior do santuário, cumprindo as regras da DGS – Direção Geral de Saúde e da Conferência Episcopal Portuguesa.

Estão ainda previstas várias outras iniciativas de âmbito cultural, como a inauguração de um espaço informativo e interativo para promover o concelho, realizadas pelo Comissariado para a Confraria e do Município de Arcos de Valdevez. No dia 8 de setembro, o bispo de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, vai presidir também à Missa no local, a partir das 11h00.

O culto a Nossa Senhora da Peneda, de acordo com informações disponibilizadas pela diocese de Viana do Castelo, remonta a 5 de agosto de 1220, data em que a Nossa Senhora apareceu a uma pastorinha e pediu que “fosse construída uma ermida em sua honra”.