Emissora de rádio

É a quinta emissora católica no Malawi e deverá ir para o ar dentro de oito meses. Depois de dois anos em espera, a Kuwala FM, dinamizada pela arquidiocese de Blantyre, tem finalmente a tão deseja licença para começar a emitir programas de catequese, blocos noticiosos e espaços de análise e diálogo para ajudar os ouvintes a perceber e enfrentar os novos desafios sociais e pastorais.

“Tínhamos solicitado a licença há dois anos, mas por causa da situação política no país, a autoridade que se ocupa da regulação das comunicações no Malawi demorou mais tempo. Agora que a temos, esperamos começar a emitir dentro de oito meses”, disse à agência Fides o coordenador da comunicação da arquidiocese, padre Frank Mwinganyama.

De acordo com o sacerdote, a Kuwala FM “transmitirá em inglês e chichewa, uma língua falada em algumas partes do país”, sendo alguns dos programas dirigidos aos mais jovens, ao abordarem temas como “a formação integral, espiritual e humana”, assim como temas culturais “que os ajudem a crescer”.

O projeto prevê a criação de uma equipa de marketing, a quem caberá angariar patrocinadores para os programas, por forma a garantir a sustentabilidade. Segundo Mwinganyama a opção será inserir publicidade na grelha de programação “porque as rádios que não o fizeram e optaram pela dependência das doações dos cristãos tornaram-se insustentáveis”.