plástico mar
Foto: Joel Saucedo

Uma nova investigação, feita por cientistas e especialistas do setor, revela que a quantidade de detritos plásticos enviada para os oceanos, com graves consequências para a vida marinha, poderá triplicar nos próximos 20 anos, a menos que as empresas e os governos consigam reduzir drasticamente a produção.

O consumo de plástico de uso único aumentou durante a pandemia de Covid-19. Nas praias remotas da Ásia, por exemplo, são encontradas diariamente máscaras e luvas de proteção, e nos aterros sanitários de todo o mundo são depositadas cada vez mais de caixas de comida e de embalagens de entregas pela internet.

“A contaminação plástica é algo que nos afeta a todos. Não é o seu problema, não é o meu problema. Não é o problema de um país. É o problema de todos. E vai piorar senão fizermos nada”, afirma às agências internacionais Winnie Lau, um dos autores do estudo.

Segundo o investigador, se não forem tomadas medidas, a quantidade de plástico que entra no mar todos os anos aumentará de 11 para 29 milhões de toneladas, o que deixará um acumulado de 600 milhões de toneladas de resíduos nos oceanos para o ano de 2040, um peso equivalente a três milhões de baleias azuis.