Cáritas Diocesana de Santarém
Foto: Cáritas Diocesana de Santarém

Nos “últimos meses”, a Cáritas Diocesana de Santarém concedeu ajuda a “1102 agregados familiares”, algo que se tornou possível graças ao apoio de “130 mil euros para a resposta imediata às solicitações por parte da população mais vulnerável” que a Cáritas Portuguesa disponibilizou à rede nacional das 20 Cáritas Diocesanas.

“O desemprego e a diminuição de rendimentos são as principais causas dos pedidos de apoio”, explica o organismo humanitário da Igreja Católica. Dar uma resposta às necessidades da população levou a “um aumento substancial” na alimentação e pagamento de despesas com a renda, água, luz e gás, adianta a Cáritas de Santarém, em comunicado.

O organismo apela à participação no programa de emergência socioeconómica ‘Heróis doar’, que a Cáritas Portuguesa dinamiza com o propósito de reunir fundos para prestar apoio às vítimas da crise pandémica. “A transversalidade desta pandemia requer uma mobilização nacional no combate a todas as situações de vulnerabilidade. Quem em tempos ajudou, hoje, pode precisar de ser ajudado. É necessário promover o respeito e a dignidade. Como país estamos todos juntos neste combate”, refere a Cáritas Portuguesa.