Fartoon
Cartoon de Sava Babic, Sérvia

‘Europa e o fenómeno migratório’. É este o nome da Mostra de Cartoons de Faro (Fartoon), que pode ser conhecida no sul do país até ao próximo dia 7 de agosto. A presente edição do ‘Fartoon’ contou com a maior afluência de inscrições de sempre. Os 35 cartoons finalistas foram selecionados de entre 250 trabalhos, oriundos de 21 países.

A mostra internacional promove o cartoon como uma “forma de expressão e de comunicação”, e “aumenta a consciencialização para temas da sociedade contemporânea, um dos papéis atribuídos ao cartoon enquanto forma de arte”, explicam os dinamizadores da iniciativa. Os trabalhos em exposição debruçam-se sobre as diversas causas e origens da migração, de que são exemplo os conflitos, preconceitos religiosos e raciais, assim como as alterações climáticas e os problemas ambientais.

Entre os finalistas está o cartoon do português Hélder Peleja, assim como trabalhos oriundos de países como o Brasil, Turquia, Rússia, França, Síria ou Cuba, entre outros. Os primeiros prémios foram atribuídos, respetivamente, a Sava Babic, da Sérvia, J. Kustana, da Indonésia, e Ali Shafai, do Irão. A exposição é organizada pela ‘Faro 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro’, e encontra-se patente no ‘Mar Shopping’, no Algarve.