fome e seca
Foto: EPA / Alexander Joe

A União Europeia anunciou esta semana um novo pacote de ajuda humanitária aos países da África Austral, num total de 64,7 milhões de euros, sendo uma parcela de 14,6 milhões destinada a Moçambique e Angola. Cinco milhões serão alocados à província moçambicana de Cabo Delgado, para prestar apoio às pessoas mais vulneráveis.

A região da África Austral teve, em 2019, um dos trimestres mais secos desde 1981, enfrentando uma grave seca que já causou grandes perdas de gado e destruição das culturas, problemas que agudizaram as dificuldades económicas da população. Neste contexto, o financiamento comunitário visa prestar ajuda alimentar às famílias vulneráveis, apoiar os agricultores e financiar ações de prevenção e de preparação dos sistemas de saúde locais e ainda prestar assistência em matéria de educação.

Tendo em conta que a pandemia de Covid-19 poderá agravar ainda mais as necessidades humanitárias já prementes na região, a Comissão Europeia destaca que outro dos objetivos deste apoio é “financiar projetos de preparação para catástrofes que abranjam igualmente as novas necessidades decorrentes da pandemia”.

Além de Moçambique e de Angola, este pacote de ajuda destina-se ainda a financiar projetos humanitários no Botswana (1,95 milhões de euros), nas Comores (500 mil euros), no Essuatíni (2,4 milhões de euros), no Lesoto (4,8 milhões de euros), em Madagáscar (7,3 milhões de euros), no Malawi (7,1 milhões de euros), nas Maurícias (250 000 euros), na Namíbia (dois milhões de euros), na Zâmbia (cinco milhões de euros) e no Zimbabwe (14,2 milhões de euros), refere a agência Lusa.