JMJ
Foto: EPA / Fernando Bizerra Jr.

Cada ano que antecede a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal vai ser marcado por uma “semana especial a nível diocesano e interdiocesano” em Vila Real, explica em nota João Curralejo, sacerdote naquela diocese da região norte de Portugal. Na imagem de divulgação da iniciativa, os seus promotores escrevem – “JMJ Lisboa 2023 – Faltam três anos e alguns quilómetros”. É neste contexto que esta “semana especial” tem como designação “Quilómetro 11”.

No âmbito desta iniciativa, ao longo da presente semana será feito “caminho espiritual”, através da publicação diária um “pequeno vídeo” que dá a conhecer a “história da JMJ, a partir das cinco primeiras jornadas”. Para sábado, 25 de julho, está previsto um “momento de oração”, adianta o padre João Curralejo.

Os vídeos e a oração ficarão disponíveis diariamente às 19h00 na página da ‘JUVentude da diocese de Vila Real’, presente na rede social Facebook. Os responsáveis pela iniciativa destacam o carácter excecional do evento que Portugal vai acolher. “No verão de 2023 teremos a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa. É a primeira que se realizará em Portugal. Faltam apenas três anos para nos prepararmos para viver esta experiência de fé e de Igreja com o Papa”, realçam.