escrita

‘Cartas de amor’ é o nome de uma dinâmica que nasce em tempos de pandemia, e que visa levar à troca de correspondência entre jovens e utentes dos Centros Hospitaleiros. A iniciativa visa mostrar aos utentes que não estão esquecidos dos outros, nomeadamente dos jovens da Juventude Hospitaleira que costumam dedicar os seus verões a ajudar os mais frágeis, mas que este ano não o irão fazer devido ao atual cenário pandémico.

Neste contexto, os jovens podem escrever uma carta aos utentes de uma Casa de Saúde Hospitaleira, ou de uma das unidades de determinada Casa de Saúde, e enviá-la, preferencialmente por CTT, ou então por correio eletrónico, para as moradas disponibilizadas. Os responsáveis pela iniciativa dão dicas àqueles que desejem participar.

“O que escrever? Bem, tu lá saberás! Mas convidamos-te a não te esqueceres da hospitalidade e do amor que este carisma nos faz transmitir aos que mais precisam. Às vezes basta uma história sobre algo que nos aconteceu ou está a acontecer nas nossas vidas, neste tempo”, sugerem os responsáveis pela iniciativa.

As cartas dos jovens poderão vir a ter uma resposta. “O que queremos é que também eles possam, em conjunto, participar nesta dinâmica e possam responder a quem lhes envia uma ‘Carta de amor’. Como sabes, nem em todas as situações isso será possível, e isso não deve te impedir de continuar a enviar as tuas próprias cartas e mensagens.”

Os organizadores desta dinâmica deixam um apelo aos mais novos. “Queremos que a hospitalidade continue bem presente no mundo, apesar das dificuldades, contamos contigo! Levanta-te, e vive a hospitalidade!”, apelam. As casas de saúde para onde as ‘Cartas de amor’ podem ser enviadas encontram-se identificadas online.