Helpo ajuda
Foto: Helpo

Artigos escolares e de higiene foram entregues a 73 raparigas que frequentam o Centro de Acolhimento Elda, na cidade de Nampula, em Moçambique. Este espaço encontra-se à responsabilidade das Irmãs Combonianas, que “garantem a continuidade das matérias letivas”, num momento de suspensão de aulas presenciais devido à atual pandemia.

Respeitando as regras que visam evitar o contágio pela Covid-19, as raparigas que frequentam o lar, com idades compreendidas entre os três aos 21 anos, “continuam a receber formação integral”, que passa pela “agricultura, fabrico de pão, maneio de porcos e galinhas, costura” e brincadeiras livres, conforme indica em comunicado a Helpo, uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) portuguesa.

A entrega destes bens acontece no âmbito do plano de mitigação da atual pandemia, designado ‘Juntos venceremos a Covid-19’. O programa é da responsabilidade do Gabinete dos Cônjuges dos Secretários de Estado e Governadores Provinciais. Coube à organização portuguesa acompanhar Ana Mimosa, cônjuge do governador de Nampula, no arranque deste plano, cujo Lar Elda é a primeira instituição a ser beneficiada.