cartaz semana europeia prevenção resíduos

A ‘Semana europeia da prevenção de resíduos’ vai realizar-se entre os próximos dias 21 e 29 novembro. Este ano, a iniciativa vai decorrer sob o mote ‘Resíduos invisíveis’. O objetivo passa por “informar e aumentar a consciencialização sobre a enorme quantidade de desperdício” que todos os cidadãos geram inconscientemente, conforme referem os serviços de comunicação do Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (Lipor).

Os profissionais da Lipor explicam que os resíduos invisíveis “são aqueles que são gerados ao longo do processo de fabrico dos produtos” utilizados pelos seres humanos. De acordo com este serviço do norte de Portugal, é “necessário tornar esse desperdício visível para se tomar decisões informadas ao escolher qual produto a comprar e, assumir a responsabilidade” pela pegada ecológica de cada um.

O cartaz de divulgação da ‘Semana europeia da prevenção de resíduos’ ilustra a realidade dos ‘resíduos invisíveis’, ao indicar que um computador portátil de três quilos, tem, por detrás dele, um gasto de “1200 quilos de resíduos” – os tais que não se veem nem pesam no produto que é adquirido. Por isso, o cartaz deixa a questão: “Qual é o peso real?”