Exposição APAV

No âmbito da celebração dos 30 anos da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), a exposição de fotografia ‘Olha’ vai estar patente ao público a partir deste sábado, 18 de julho, na Galeria Municipal de Proença-a-Nova, onde poderá ser visitada até ao dia 31 de agosto.

Os diversos trabalhos em exposição são da autoria do fotógrafo Valter Vinagre, e resultam de uma colaboração com a APAV, que tem como objetivo “retratar o universo das vítimas de crime em Portugal”, explica o organismo nacional, em comunicado.

“Poucos assuntos podiam ser menos atraentes e mais destituídos de glamour e de fotogenia como a vida das pessoas vítimas de violência. O circuito mediático guarda-as normalmente para encarniçar em nós a faceta humanista que todos julgamos ter. A serenidade cúmplice das imagens de Valter Vinagre recusa liminarmente essa parasitagem. No fundo elas dizem uma só coisa de diferentes maneiras. Olha. Compreende o que puderes. Se puderes. E age. Se puderes”, escreve Celso Martins num texto dedicado à mostra.