turismo rural

A comissária europeia de Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, destacou esta quinta-feira, 16 de julho, o “papel crucial” do turismo nas economias de Portugal e Espanha, e apontou o setor como “a base de um bem-sucedido futuro verde” do espaço comunitário.

Face à importância do turismo na Europa, a União Europeia quer dar um forte impulso à recuperação da atividade, tendo definido um pacote de mais de 100 mil milhões de euros de ajudas, que “terá um forte impacto no setor turístico”, uma área de negócio “com um alto valor acrescentado e uma ampla e profunda carteira de atividades” para resistir a mudanças bruscas, sublinhou a comissária, durante o Fórum Euragora, promovido pelas agências noticiosas Efe e Lusa.

De acordo com Elisa Ferreira, os grandes desafios para o futuro serão o desenvolvimento da capacidade turística nas zonas rurais, que aumentou muito nos últimos anos mas tem ainda uma grande margem de crescimento e deve enfrentar necessidades específicas, o reforço da digitalização e da qualidade do serviço.

“O turismo é parte essencial da nossa economia, constrói-se sobre o nosso património e o nosso passado, mas pode ser a base de um bem-sucedido futuro verde. Apoiamos a diversificação, a construção de uma pasta mais ampla, em especial em zonas rurais, apoiamos a transição ecológica e digital, e o turismo tem oportunidade de liderar esse caminho”, afirmou a comissária, pedindo aos governos que “não se demorem” na procura por novos projetos para reativar o setor.

Tagged:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *