António Guterres
Foto: EPA / Sascha Steinbach

O secretário-geral das Nações Unidas considera que a crise gerada pela pandemia de Covid-19 está a ter feitos devastadores devido a falhas do passado e do presente em matéria de desenvolvimento e que, apesar disso, os países não estão a levar a sério os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sobretudo nas áreas da solidariedade e cooperação internacional.

“Num momento em que necessitamos desesperadamente de seguir em frente, a Covid-19 pode atrasar-nos anos, até décadas, deixando os países com desafios fiscais massivos e crescentes. A crise afasta-nos ainda mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirma António Guterres, lembrando que a perda de 400 milhões de empregos no segundo trimestre de 2020 se traduz na maior queda de rendimento “per capita” desde 1870.

Apesar do atual cenário, o líder da ONU destaca que é possível mudar o rumo e tomar a direção certa se houver investimento em saúde, resiliência, educação, proteção social e serviços básicos, como água potável e saneamento. Segundo Guterres, o abanão que a crise está a dar ao mundo, pode ser uma oportunidade para instaurar um multilateralismo inclusivo e efetivo, além de provocar uma rutura com as abordagens e preconceitos do passado.

“É essencial contar com mecanismos de solidariedade para garantir que o mundo em desenvolvimento é beneficiado, e isso inclui níveis adequados de perdão de dívida. Temos que estar à altura da situação”, enfatizou o ex-primeiro-ministro português.