Os elementos da Pastoral Juvenil da Ilha Terceira, nos Açores, decidiram criar uma cruz que irá percorrer todas as comunidades paroquiais, congregações religiosas e movimentos. O objetivo é dinamizar toda a preparação necessária com vista à participação dos grupos de jovens da ilha na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará em Lisboa, no verão de 2023.

 

A cruz agora criada é uma réplica da primeira cruz da JMJ de 1984. Esta passará por todas as paróquias da ilha, e, em torno dela, serão dinamizadas diversas iniciativas, de forma a fomentar momentos de oração, e a preparar a Jornada Mundial da Juventude. A iniciativa está ligada ao projeto ‘Say Yes’, dinamizado pelo secretariado da catequese do patriarcado de Lisboa, que tem na ilha uma forte expressão.

 

A iniciativa assenta no desafio lançado pelo Papa João Paulo II, aquando da criação da primeira JMJ. “Queridos jovens, ao final do Ano Santo confio-vos o sinal deste Ano Jubilar: a cruz de Cristo! Levem-na ao mundo, como sinal do amor do Senhor Jesus pela humanidade e anunciem a todos, que somente em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção”, disse João Paulo II, a 22 de abril de 1984, enviando assim os jovens, munidos deste símbolo, na missão de evangelização.

 

Os membros da Pastoral Juvenil da Ilha Terceira pretendem assim repetir o mesmo gesto, esperando que o percurso da cruz por toda a ilha contribua para despertar os jovens para a missão que podem ter na Igreja, enquanto agentes de anúncio do Evangelho.